Notícias

As relações positivas no mercado lácteo a favor do produtor
11/25/2021 - 14:24

Prof. Dr. Thiago Bernardino de Carvalho

Unesp/Botucatu
 
O mercado lácteo começa a entrar no período do ano, a safra, em que o produtor tem no pasto a possibilidade de aumento de produção de leite, com maior disponibilidade de alimento a preços baixos, mas também depara com preços mais pressionados que, em muitos casos, desanimam a continuidade e/ou o aumento da produção nos períodos seguintes.
 
Somadas a esse fato já tradicional no mercado brasileiro, algumas situações são interessantes para serem analisadas nesse momento, entre elas, a correlação entre os preços do leite e seus derivados e o cenário econômico local e global. Nesse âmbito, podemos citar, inflação, câmbio e preço do petróleo.
 
O mercado brasileiro vem sofrendo nos últimos meses com a alta dos preços, seja pelos custos de produção, seja pela falta de produtos, o que vem ocasionando uma pressão nos índices de preços e prejudicando a demanda interna. Esse ponto, somado à entrada da safra, tende a fazer com que os preços no mercado se desvalorizem nos próximos meses.
 
Por outro lado, no cenário externo, tem-se observado um aumento nos preços do petróleo, o que causa efeitos distintos dentro da produção agropecuária brasileira. No caso do aumento dos preços dos combustíveis, há naturalmente um aumento nos custos de produção que, se não são repassados em sua totalidade aos elos seguintes da cadeia, fazem com que a margem da atividade fique espremida. Por outro lado, há no mercado internacional uma forte correlação positiva dos preços dos lácteos com o preço do petróleo, ou seja, quando há aumento nas cotações do óleo, há aumento nos preços de leite e derivados.
 
Esse último ponto, somado ao patamar alto do câmbio no mercado brasileiro, com o real desvalorizado, pode favorecer valorizações de preços no campo. O mercado brasileiro é um importador líquido de lácteo, devido à baixa produtividade. Os preços elevados do leite, somados ao custo alto do dólar, podem favorecer uma diminuição das importações e consequentemente uma valorização dos preços no mercado interno e a possibilidade de aumento das importações.[parece contraditório]
 
É interessante notar que o mercado agropecuário é muito volátil, e que os movimentos econômicos globais podem impactar positivamente os preços de commodities e, consequentemente, os alimentos.
 
O produtor de leite sabe que entra num momento mais delicado em termos de preços, mas tem no cenário econômico indicadores que deverão equilibrar as cotações no mercado global e impactar a produção brasileira. Resta ao pecuarista estar atento a esses movimentos e utilizar ferramentas para a melhora contínua de sua produção e não entrar no “efeito manada” de desinvestimento, como muitos fazem.

Últimas notícias